Os funcionários percebem a gestão do conhecimento no ambiente de trabalho? Estudo de caso na realidade de uma pequena empresa

Marcello Calvosa, Murilo Alvarenga

Resumo


Este artigo apresenta aspectos conceituais sobre informação e conhecimento. A gestão de conhecimento é percebida, por vezes, na literatura, como mais uma ferramenta necessária para a diferenciação em relação à concorrência e sobrevivência sustentável das organizações. Foi realizado um estudo único de caso em uma empresa de pequeno porte do estado de São Paulo. Nessa pesquisa procurou-se observar a percepção dos colaboradores sobre a gestão de informações e de conhecimento no ambiente interno da organização. Para tal, além de uma pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa documental, seguida de uma análise de conteúdo com o proprietário e uma pesquisa de campo desenvolvida em forma de censo junto aos colaboradores. O problema da pesquisa foi descobrir se os funcionários percebem a gestão do conhecimento dentro da organização de pequeno porte e se há uma real preocupação em capacitar os colaboradores de forma explícita e tácita para a assimilação desse conhecimento, no ambiente interno de trocas. A principal conclusão foi que nos níveis operacionais a gestão do conhecimento não é estimulada e nem percebida pelos colaboradores.


Palavras-chave


Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Colaboradores

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