Custos da qualidade: um estudo em um restaurante de grande porte da cidade de Natal-RN

Mariana Medeiros Dantas de Melo, Fábia Jaiany Viana de Souza, Aneide Oliveira Araújo

Resumo


Os custos da qualidade estão associados a busca da qualidade pelas empresas, sendo formado pelo somatório dos custos de prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas. Esta pesquisa tem como objetivo mensurar os custos da qualidade de um restaurante de grande porte localizado na cidade de Natal-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada com uma das administradoras da empresa. Os resultados revelaram que a qualidade na empresa estudada é uma preocupação constante, sendo destacados como custos de prevenção a manutenção e a depreciação do forno combinado e da máquina para fabricação de sorvetes, treinamentos e cursos para os funcionários, licença para uso de sistemas de informações gerenciais, manutenção de sistemas de segurança e contratação de consultoria para implementação de ginástica laboral. Há ausência de mecanismos de auditoria interna para realizar inspeções periódicas na produção de alimentos e prestação de serviços. A avaliação ocorre de maneira contínua através dos opinários. Como falhas internas pode ser visualizado o desperdício de alimentos. Conclui-se que a maior parte dos custos de qualidade da empresa pesquisada refere-se aos de prevenção e por isso, o restaurante encontra-se na zona de perfeccionismo quanto à zona ótima de investimento em qualidade.


Palavras-chave


Qualidade. Custos da qualidade. Restaurante.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page