A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso

Luane da Costa Pinto Lins Fragoso

Resumo


No processo de interpretação e compreensão de um texto, os leitores desempenham papel ativo através do acionamento de esquemas mentais e inferências a fim de construir novos conhecimentos e atribuir significado ao mesmo. O principal objetivo deste trabalho é verificar como os conhecimentos dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio-Técnico do Curso de Telecomunicações de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro são ativados durante o processo de leitura, tendo como base a Teoria dos Esquemas Mentais e a produção de inferências. Os dados coletados para esta pesquisa são oriundos de um experimento realizado em um curso ministrado a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, cujo objetivo é o desenvolvimento da habilidade de leitura. Tais dados são analisados de forma qualitativa.

Palavras-chave: Leitura, Esquemas Mentais, Inferências


Palavras-chave


Letras; Linguistica; Tecnologia

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