MÉTODO DE CUSTEIO ABC: MOTIVAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO E APRIMORAMENTO

Jane kelly Batista Ramalho Pedroza, JAQUELINE GOMES RODRIGUES DE ARAÚJO, Ayron Wanderley Medeiros, Aneide Oliveira de Araújo

Resumo


A opção pelo método de custeio Activity Based Costing – ABC, em uma organização, faz parte da decisão por uma gestão estratégica de custos. O método de custeio ABC foi desenvolvido com o intuito de tratar os custos indiretos de forma menos arbitrária que os métodos de custeio tradicionais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as motivações estratégicas que impulsionam a adoção de um método de custeio como o ABC em uma empresa industrial de grande porte, bem como o que garante sua utilização em detrimento a outros métodos de custeio. A pesquisa utilizou-se da metodologia de estudo de caso e caracteriza-se como descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando-se de questões semiestruturadas. O estudo permitiu inferir que, dentre os fatores decisivos para a implementação do método ABC na empresa estudada, destacam-se: a necessidade informacional, justificada pelo mix de produtos e diversificação, e o auxílio ao planejamento estratégico. A limitação do método em tratar custos fixos como variáveis não foi percebida pelo entrevistado, diminuindo o campo de abrangência do potencial informativo do método. Diante do exposto, mesmo reconhecendo a complexidade de utilização do ABC, a empresa destaca seu potencial informativo como fator determinante de sua utilização.

 


Palavras-chave


Método de custeio ABC; Motivações; Implantação

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