A METODOLOGIA WEBQUEST NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS

Oribes Pancracio Souza, Maria Celina Recena, Rodrigo Funabashi Jorge

Resumo


 Foi criada uma Webquest sobre polímero, para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campo Grande. Buscou-se a contextualização, para que relacionassem esse conteúdo ao seu cotidiano, despertando interesse pela disciplina. Os alunos foram incentivados a expor, para seus colegas, seus pontos de vista a respeito do tema, discutindo e formando novas concepções a partir dessa interação, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Asocialização dos novos conceitos, dos quais os alunos apropriaram-se ao longo do processo de elaboração da tarefa proposta, possibilitou-lhes a significação de conteúdos de química. Os alunos responderam a um pré-teste, para verificar seus conceitos iniciais e, depois da aplicação da Webquest, a um pós-teste, para evidenciar modificações. Concluiu-se que a Webquest possibilitou uma aprendizagem significativa e contextualizada a respeito das questões ambientais relacionadas à utilização de forma mais racional de plásticos, proporcionando um ambiente de aprendizagem caracterizado pela cooperação.


Palavras-chave


Webquest

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page