ESTÉTICA, SATISFAÇÃO CORPORAL E LOCAL DE PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO PODEM AUMENTAR OS SINTOMAS DE DEPRESSÃO EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

Emily da Silva Alvarenga, Jhuan Oliveira Carvalho, Matheus da Matta Landim, Gigliola Rhayd Boechat Sallôto, Cláudio Oliveira da Gama Oliveira da Gama, Sidnei Jorge Fonseca-Junior

Resumo


Embora o exercício físico possa ser utilizado no tratamento da depressão, indivíduos podem procurar a prática do exercício em consequência da insatisfação corporal, uma vez que são pressionados a terem um “corpo ideal”, padronizado pela mídia. Os objetivos do estudo foram analisar as características dos sintomas de depressão em homens e mulheres do curso de educação física praticantes de exercício físico e comparar os indivíduos mediante o local de prática, objetivo estético ou não e o nível de satisfação corporal. A pesquisa foi realizada com 59 estudantes de ambos os gêneros, a partir do quinto período, matriculados em um Centro Universitário, localizado na cidade deBelford Roxo/RJ. Os instrumentos utilizados foram o inventário de Beck e uma anamnese para observação da prática de atividade física. O teste U de Mann-Whitney foi utilizado para comparação da distribuição da pontuação no inventário de Beck, com a amostra dividida pelas variáveis: “local de prática de exercício”, “objetivo estético ou não” e “satisfação corporal”; o nível de significância adotado foi P<0,05.Os resultados apontam que as mulheres tendem a ter um maior grau de depressão leve e os homens um maior grau de depressão moderada. Diferenças significativas (P<0,05) foram observadas, com maiores pontuações entre indivíduos com objetivos estéticos e não satisfeitos com o corpo. Em suma, o ambiente em que se pratica atividade física não demonstrou relação com o nível de depressão; no entanto, a busca pela estética e a insatisfação com o corpo demonstrou maior pontuação no inventário de depressão, sugerindo trabalhos educativos sobre imagem corporal com praticantes de exercícios físicos.

Palavras-chave


Depressão, Exercício físico, Insatisfação corporal

Texto completo:

PDF PDF


Locations of visitors to this page