A ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOBRE REFLEXIVO SOBRE A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS E SUA ARTICULAÇÃO COM O PNLD, PCN E PCN+

Sueder SOUZA

Resumo


Trabalhar versando sobre atividades de Análise Linguística através dos gêneros, de conteúdos gramaticais ou de produções textuais nas aulas de língua materna, promove a ampliação das possibilidades do uso linguístico. Por isso, este artigo tem como objetivo observar se os pressupostos teóricos norteadores do ensino de língua portuguesa, sobretudo acerca da prática de Análise Linguística, têm sido efetivamente incorporados aos livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Para tanto, versaremos sobre a coleção Português: Linguagens (CEREJA, W; MAGALHÃES, T, 2013), dedicada ao primeiro ano do Ensino Médio, indicada pelo Guia de Livros Didáticos - Ensino Médio de 2015. A reflexão é realizada com base no cotejamento entre as orientações sugeridas pelos Guia, pelos PCNs e PCN+.

Palavras-chave


Ensino de Língua Materna. Livro Didático. Análise Linguística.

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