Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders

Roberto Bazanini, Denis Donaire, Hewdy Lobo Ribeiro, Homero Leoni Bazanini

Resumo


 

Desde seu surgimento, em 1963, a teoria dos stakeholders considera a organização inserida num sistema aberto com múltiplas relações e influências condicionadas às demandas do ambiente e, nesse sentido, a comunicação com os grupos que influenciam o contexto organizacional é de fundamental importância para o empreendimento e, dessa necessidade, surgiu o profissional de media training. O problema da pesquisa está em identificar, numa perspectiva fenomenológica, quais as técnicas utilizadas pelos media training para fazer do agente “persona grata” perante os diferentes stakeholders na visão dos próprios profissionais numa sociedade midiatizada por tecnologias da comunicação. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa foram realizadas entrevistas com dez media training atuantes na cidade de São Paulo, com o objetivo de identificar a visão que esses profissionais manifestam em relação às técnicas utilizadas junto aos stakeholders no universo corporativo.Os resultados da pesquisa apontam com base no Modelo Stakeholder Salience, que as atividades dos profissionais de media training se tornaram imprescindíveis para reputação das organizações pela sua característica estratégica de permitir ações personalizadas para a organização alcançar comunicação eficaz junto aos seus stakeholders.

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Comunicação Corporativa; Media Training, Stakeholders

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page