A estratégia de marketing de relacionamento em instituição financeira

Evelise da Silva Brehm, Viviane Rossato Laimer, Claudionor Guedes Laimer

Resumo


Este artigo visa avaliar o marketing de relacionamento para o fechamento das transações financeiras com os clientes de uma instituição financeira. O marketing de relacionamento pode ser considerado uma ferramenta eficaz na fidelização dos clientes, evidenciando o relacionamento entre empresa e cliente. O estudo desenvolveu-se baseado na pesquisa quantitativa, utilizando a técnica de coleta de dados primários, por meio de questionário estruturado aplicado em uma amostragem intencional de 35 clientes empresas. Nos procedimentos de análise dos dados utilizou-se a estatística simples, através da quantificação e definição do percentual majoritário das respostas. Os resultados do estudo demonstram as percepções dos clientes em relação à prestação dos serviços. Os clientes mostram-se insatisfeitos quando aos intervalos de tempo das visitas, as taxas de juros praticadas pela instituição e o prazo para aprovação de recursos. As demais variáveis pesquisadas indicam satisfação dos clientes em relação à prestação dos serviços bancários.

Palavras-chave


Marketing de Relacionamento. Serviços.

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