Quem dirige o carro? Uma reflexão sobre a informação e o conhecimento na tomada de decisão.
Resumo
Tomar uma decisão, via de regra, é escolher uma, de uma série de ações possíveis. O processo de tomada de decisão implica em assumir um controle sobre os riscos relacionados com uma escolha particular ou de uma estratégia e indicando uma ideia clara da robustez das informações utilizadas para implementá-lo. A informação é o conjunto de dados que foram processados em uma forma significativa para o destinatário. O conhecimento tem uma abrangência, em sua contextualização e aplicabilidade, muito superior a informação. Através das ideias e conceitos apresentados, identificou-se que na realidade, o sistema de informação automatizado não possui conhecimento. Ele limita a ser um banco de dados e operações lógicas e aritméticas. Quando se analisa uma arquitetura de um sistema, percebe-se em sua programação, que suas ações são introduzidas como conhecimento adquirido pelo homem convertido em uma linguagem lógica. Contudo, a portabilidade do conhecimento permanece sobre o domínio humano, pois a capacidade de se criar cenários e de auto-contextualização permite que o decisor atue sobre situações inéditas.
Palavras-chave
Informação; Conhecimento; Automação