INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA: LUGAR DE MEMÓRIA E TRADIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM NOVA IGUAÇU

Olga Marinho Paiva

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar um pouco sobre a história do Instituto de Educação Rangel Pestana, lócus privilegiado da formação docente em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense. O artigo focaliza em parte da trajetória histórica da instituição, partindo da criação do Grupo Escolar em 1930, passando pela década de 1960, momento em que se cria o Instituto, até os dias atuais, tendo como destaque o final da década de 1970 quando a instituição muda de nome, assumindo a denominação do grupo escolar que lhe deu origem. Utilizou-se a categoria experiência, conforme entendida pelo historiador Edward Palmer Thompson (1981). Foi utilizado o paradigma da história oral, segundo a perspectiva de Alberti (2004) e Lozano (1996). Desta forma, o trabalho em questão infere, através da análise documental e das entrevistas produzidas, que o Instituto de Educação Rangel Pestana apresenta-se como um espaço de memória e tradição na formação de professores no município de Nova Iguaçu.
Palavras-Chave: Instituto de Educação Rangel Pestana; história das instituições escolares; curso normal

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