LITERATURA NEGRA: UMA FERRAMENTA PARA COMBATER O RACISMO NAS SALAS DE AULA DA BAIXADA FLUMINENSE
Resumo
Esta pesquisa trata do racismo e dos espaços de ensino e aprendizagem para crianças e jovens em escolas da Baixada Fluminense, mais especificamente, de como podemos ensinar caminhos para combater o racismo. A princípio, acreditamos que existe a necessidade de uma revolução e mudança nos processos de construção do currículo e do projeto político pedagógico, pois esses documentos devem levar em consideração os aspectos sociais, político e culturais dos sujeitos híbridos que chegam à escola. Dessa forma, priorizamos o respeito às diferenças e, sobretudo, a inclusão das heterogeneidades nas salas de aula, por meio da literatura negra. Para isso, embasamo-nos na Lei Federal 10.639/03 que defende a diversidade como um fato imprescindível à formação cultural das crianças e jovens brasileiros. Ademais, sublinha a imprescindibilidade de um olhar cuidadoso, crítico e responsável, quanto às contribuições da África e suas culturas para a educação.