Avanços e possibilidades da educação do campo no Brasil
Resumo
A produção crítica do conhecimento nas escolas do campo está atrelada à construção de valores, tais como: a história contra-hegemônica, a convivência social, a valorização da realidade de vida dos sujeitos e suas práticas cotidianas. A terra, a luta, o trabalho, o embelezamento, a cultura, a vida, a bandeira do MST, o estudo, a solidariedade, a participação e a Identidade Sem Terra, tudo isso faz parte desses valores defendidos pelos movimentos sociais do campo. Nas relações estabelecidas, o trabalho de conscientização e ressignificação do homem e da mulher do campo, além da ênfase na existência de expropriados e explorados, são aspectos que devem ser levados em consideração. Buscando a superação dessas desigualdades, emergem as escolas do campo e seus sujeitos na construção dos destinos, direitos e deveres. A escola, nesse sentido, pode proporcionar reflexões que eduquem e contribuam para apontar caminhos de uma realidade mais humana para as diversas populações do campo.
Palavras-Chave: Movimentos Sociais; Formação Política; Educação do Campo.