AINDA FAZENDO ESSE DRAMA? APONTAMENTOS PARA COMPREENDER ADAPTAÇÕES E CONTINUIDADES NA HISTÓRIA DA DRAMATURGIA E DA ENCENAÇÃO.

Jussilene Santana

Resumo


Durante séculos, a História do Teatro se confundiu com a História da Dramaturgia, sendo o texto não apenas o elemento central a ser considerado entre contemporâneos, como o principal documento a ser legado como fonte histórica para escritos e análises futuras. O século XX, sabemos, pôs essa narrativa de ponta-cabeça e inúmeros pesquisadores consideraram mesmo a morte do gênero (no bojo da “superação do logocentrismo”), movimento observado em conceitos-período como o “pós-dramático” ou entre áreas dos Estudos da Performance. A partir das reflexões de Eli Rosik (2002), Haroldo Bloom (2002) e Giorgio Agamben (2009), esse artigo pretende elencar alguns apontamentos históricos que resgatam as condições de possibilidade para retro-influências, adaptações e continuidades não apenas de temas, como do próprio gênero dramático em si, afirmando que são essas conexões e transformações mesmas que permitem a vida do Drama a milênios.

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