A linguagem cinematográfica “atravessando” o teatro de Jorge Andrade: A Moratória, Rasto Atrás e O Sumidouro

Antonio Ferreira

Resumo


Este texto tem como objetivo identificar – nas peças A Moratória (1954), Rasto Atrás (1966) e O Sumidouro (1969) – a presença da linguagem cinematográfica usada pelo dramaturgo Jorge Andrade (1922-1984) na construção destas três obras. No recorte proposto, além de analisar estas características dramatúrgicas, também vamos identificá-las nas encenações de Gianni Ratto (1916-2005) para A Moratória (1955) e Rasto Atrás (1967). Para a proposta deste trabalho, será utilizado o conceito de “teatro atravessado” de Christophe BIDENT (2016) que, assim, denomina as interferências, verificadas a partir da cena contemporânea, de outras linguagens artísticas, do uso de novas tecnologias e da adoção de espaços físicos não convencionais para a realização de apresentações teatrais.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat