“NO VOO DO JURUTI”: A POESIA CANTADA DE OSMAR JÚNIOR SOB A ÓTICA DA FONOESTILÍSTICA
Resumo
Este presente artigo apresenta um estudo acerca das características estilísticas e/ou estéticas presentes na obra poético-musical do cantor e compositor amapaense Osmar Júnior. Tendo em vista que o objeto de análise deste trabalho se fez com o gênero textual letras de músicas, sendo estes, quatro canções do referido cantor. As músicas selecionadas foram: Asas de juruti, Sentinela Nortente, Dos quintais do Brasil e Ave de rapina. Para análise fonoestilística, fora utilizado o método estilístico que visa à pesquisa da personalidade linguística, no qual, pode-se fazer a descrição de traços estilísticos de um sujeito falante, neste caso, o estudo concentra-se nos escritos do poeta-musical Osmar Júnior. Deu-se maior relevância a fonoestilística, pois, esta trata os valores expressivos de natureza sonora observáveis nas palavras e nos enunciados, daí possuir maior importância na função emotiva e poética. Como suporte teórico-metodológico têm-se Guiraud (1969), Câmara Júnior (1978), Martins (2000) e Monteiro (2009). Desta forma, os estudos fonoestilísticos nas letras de música de Osmar Júnior passam a ser preponderantes para que a comunidade acadêmica amapaense se interesse pelas pesquisas no campo estilístico e literário visando às análises de belíssimas produções poéticas e artísticas realizadas no estado do Amapá e que a própria sociedade amapaense desconhece.