O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA

Nilsineia da Costa Simões, José Carlos Chaves da Cunha

Resumo


RESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teóricos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e de autores como Puren, Coste, Bérard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observação de aulas e de entrevistas, estudou as práticas de professores de francês língua/cultura estrangeira do sistema público de ensino de Belém-PA à luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou não favorecendo o uso dessa língua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as práticas docentes ainda são bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula não têm levado os aprendentes a utilizarem a língua francesa em situações reais da vida social.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional.

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