O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Fabiana Giovani, Nathan Bastos de Souza

Resumo


Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo - princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtin – para, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem uma forma de interação. É considerar que mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola.

Palavras-chave


dialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat