ASPECTOS MULTIMODAIS DA ESCRITA ACADÊMICA EM PÔSTERES DE BOLSISTAS DA UFC: A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NESSE GÊNERO

Júlio Araújo, Alcilene Aguiar Pimenta

Resumo


Neste artigo, apresentamos parte dos resultados da pesquisa intitulada Aspectos Multimodais da Escrita Acadêmica, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC desde 2012. O objetivo geral é analisar os aspectos multimodais na escrita acadêmica de estudantes de graduação, considerando os processos de construção de significados e sua percepção desse processo. A análise dos dados nos permitiu confirmar nossas hipóteses de investigação, as quais indicavam que a combinação dos aspectos multimodais na escrita acadêmica de pôsteres dos bolsistas da UFC aponta para significados aparentes, performativos e organizacionais (LEMKE, 1998, 2002); e que a percepção desses estudantes no processo de construção de significados, em parte, depende da consciência que passam a ter dos significados aparentes, performativos e organizacionais subjacentes aos usos dos recursos multimodais de suas produções. Os dados foram coletados durante os Encontros Universitários 2013 da UFC. Posteriormente, sistematizamos e analisamos o corpus à luz da semiótica social de Kress; Van Leeuwen (1996) e Lemke (1998; 2002). Buscamos descrever os significados aparentes, performativos e organizacionais da escrita acadêmica dos bolsistas, considerando a combinação dos aspectos multimodais em sua escrita; bem como analisar a percepção desses graduandos no processo de construção dos referidos significados em seus pôsteres acadêmicos.

Palavras-chave


Construção de significados; Pôster acadêmico; Ferramentas multimodais.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page