ASPECTOS MULTIMODAIS DA ESCRITA ACADÊMICA EM PÔSTERES DE BOLSISTAS DA UFC: A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NESSE GÊNERO
Resumo
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados da pesquisa intitulada Aspectos Multimodais da Escrita Acadêmica, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC desde 2012. O objetivo geral é analisar os aspectos multimodais na escrita acadêmica de estudantes de graduação, considerando os processos de construção de significados e sua percepção desse processo. A análise dos dados nos permitiu confirmar nossas hipóteses de investigação, as quais indicavam que a combinação dos aspectos multimodais na escrita acadêmica de pôsteres dos bolsistas da UFC aponta para significados aparentes, performativos e organizacionais (LEMKE, 1998, 2002); e que a percepção desses estudantes no processo de construção de significados, em parte, depende da consciência que passam a ter dos significados aparentes, performativos e organizacionais subjacentes aos usos dos recursos multimodais de suas produções. Os dados foram coletados durante os Encontros Universitários 2013 da UFC. Posteriormente, sistematizamos e analisamos o corpus à luz da semiótica social de Kress; Van Leeuwen (1996) e Lemke (1998; 2002). Buscamos descrever os significados aparentes, performativos e organizacionais da escrita acadêmica dos bolsistas, considerando a combinação dos aspectos multimodais em sua escrita; bem como analisar a percepção desses graduandos no processo de construção dos referidos significados em seus pôsteres acadêmicos.
Palavras-chave
Construção de significados; Pôster acadêmico; Ferramentas multimodais.