UTILIZAÇÃO DE POESIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
Durante breve experiência de curso extraclasse de língua inglesa no ensino fundamental em escola pública municipal para alunos que não haviam tido a oportunidade de estudar esse idioma, trabalhou-se objetivando o conhecimento da língua através de compreensão sem a tradução literal. As atividades foram desenvolvidas com temática limitada e predefinida, ou seja, que o vocabulário fosse relacionado a datas especiais na tradição de língua inglesa utilizando-se diversidade textual a fim de facilitar o entendimento. Dentre os estudos desenvolvidos com os alunos e dentre as diversas tipologias textuais utilizadas relata-se a inclusão de texto poético, destacando-se a importância da sonoridade da poesia para compreensão do tema estudado. Desse modo, estuda-se a importância da variedade textual em sala de aula, para obtenção das pistas linguísticas necessárias para a compreensão da língua estrangeira. Como resultado, por tratar-se de alunos matriculados no ensino fundamental, solicitou-se a interpretação através de desenhos, obtendo-se resultados positivos em relação a compreensão dos conteúdos trabalhados, especialmente pelo raro contato que esses estudantes tiveram com a língua inglesa de modo formal.
Palavras-chave
TIPOLOGIA TEXTUAL;POESIA;LÍNGUA INGLESA