Letramento crítico no material apostilado COC dos alunos concluintes (Ensino Médio)
Resumo
A leitura é considerada uma ferramenta importante na inserção do cidadão no mundo letrado e crítico. Porém, notamos que, apesar de grande parte da população poder estudar, não chega a ler efetivamente. A escola não tem formado leitores proficientes e eficazes; ao contrário, na maioria das vezes, pouco tem colaborado para que isso aconteça. Tendo isso em vista, apresentamos, neste texto, resultados de um estudo cujo objetivo central foi analisar se as propostas de leitura e interpretação de texto apresentadas ao aluno pelo apostilado de Língua Portuguesa do Sistema COC (3º ano do Ensino Médio) propiciam o desenvolvimento do seu letramento crítico, entendendo a criticidade como um componente primordial para que o indivíduo seja considerado um leitor proficiente. A metodologia de análise seguiu os princípios da Linguística Aplicada de base interpretativista. Foram analisadas as atividades de leitura e interpretação com base nas rubricas do PNLD referentes às atividades de leitura, bem como nas teorias de leitura e letramento crítico. Os resultados encontrados mostram a ocorrência de exercícios que favorecem o desenvolvimento do letramento crítico do aluno. Porém, algumas rubricas não foram contempladas e lacunas ficaram evidenciadas, havendo, assim, a má formação efetiva da criticidade e da proficiência leitora do aluno.
Palavras-chave
Leitura; Interpretação de texto; Material didático