O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
Neste texto apresentamos resultados de um estudo que teve por objetivo pesquisar o processo de formação docente por meio da análise de Relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, considerando-os como um instrumento de pesquisa e de construção de conhecimento acerca do contexto educativo e do ensino de línguas nas escolas. A metodologia articula-se à perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, detendo-se na análise documental (SILVERMANN, 2009) e contou com um processo de leitura dos relatórios, elaboração de categorias de análise, seguida da análise e discussão dos dados. Os documentos analisados revelam uma postura transcritiva das situações que permeiam a sala de aula, focalizando, em grande parte, a simples menção das atividades aplicadas pelo professor. Deste modo, abstém-se da análise de como se dá o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que, estudar desta forma os relatórios de estágio, não situa a pesquisa no plano do texto ou da qualidade da escrita dos professores em formação, mas, propõe uma discussão sobre a importância destes documentos como componentes que revelam aspectos da formação docente no âmbito das licenciaturas.
Palavras-chave
relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente.