A ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR LINGUÍSTICO

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida

Resumo


Resumo: Tradicionalmente, o ensino de línguas materna e estrangeiras no contexto escolar brasileiro é marcado por uma visão de linguagem que privilegia o foco nas estruturas gramaticais. No que diz respeito à formação de professores, é possível afirmar que até bem pouco tempo, a concepção era quase que exclusivamente conteudista e/ou de mero treinamento, não favorecendo a formação de professores com autonomia para tomada de decisões, nem vendo o exercício do magistério como uma atividade necessariamente reflexiva e produtora de saberes. Assim, o que propomos com este ensaio é discutir, a partir da análise da importância social da educação linguística na contemporaneidade, uma prática alternativa às concepções mencionadas acima, especialmente no que diz respeito à formação inicial do professor de português como língua materna e de inglês como língua estrangeira. Tal proposta, baseada na elaboração, implementação e avaliação crítica de projetos de ensino-aprendizagem em contextos escolares, visa o fomento da autonomia intelectual e profissional do professor, de modo que ele se torne capaz de refletir sobre o contexto em que ensina, gerando, assim, práticas mais adequadas aos interesses e necessidades de seus alunos.

Palavras-chave: Educação Linguística; Formação de Professores; Projetos de Ensino-Aprendizagem.

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