A ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR LINGUÍSTICO

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida

Resumo


Resumo: Tradicionalmente, o ensino de línguas materna e estrangeiras no contexto escolar brasileiro é marcado por uma visão de linguagem que privilegia o foco nas estruturas gramaticais. No que diz respeito à formação de professores, é possível afirmar que até bem pouco tempo, a concepção era quase que exclusivamente conteudista e/ou de mero treinamento, não favorecendo a formação de professores com autonomia para tomada de decisões, nem vendo o exercício do magistério como uma atividade necessariamente reflexiva e produtora de saberes. Assim, o que propomos com este ensaio é discutir, a partir da análise da importância social da educação linguística na contemporaneidade, uma prática alternativa às concepções mencionadas acima, especialmente no que diz respeito à formação inicial do professor de português como língua materna e de inglês como língua estrangeira. Tal proposta, baseada na elaboração, implementação e avaliação crítica de projetos de ensino-aprendizagem em contextos escolares, visa o fomento da autonomia intelectual e profissional do professor, de modo que ele se torne capaz de refletir sobre o contexto em que ensina, gerando, assim, práticas mais adequadas aos interesses e necessidades de seus alunos.

Palavras-chave: Educação Linguística; Formação de Professores; Projetos de Ensino-Aprendizagem.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat