AS CRÔNICAS DE JOÃO UBALDO RIBEIRO UM DISCURSO LITERÁRIO A SERVIÇO DO HUMOR E DO APRENDIZADO DE LÍNGUA MATERNA
Resumo
Este estudo tem como finalidade apontar o uso do gênero textual crônica como forma de estratégia facilitadora do ensino e estimuladora do aprendizado de língua materna. Portanto, tem a intenção de apresentar algumas características desse gênero que são responsáveis por poder facilitar esse aprendizado. Entre elas, está a possibilidade de interação, diálogo e prazer proporcionados pela leitura de um texto portador de linguagem mais descontraída, podendo ser constituído de ironia e de humor relacionados aos fatos narrados, por meio de construção linguística com esse objetivo. Como fundamento para as sucintas análises que são feitas, é utilizada, entre outras, a obra do filósofo Bakhtin, intitulada Estética da criação verbal, bem como é utilizado, como exemplo de crônica favorável para esses fins, o trabalho empreendido por João Ubaldo Ribeiro dentro desse gênero.
Palavras-chave
ensino, língua materna, crônica de João Ubaldo Ribeiro.