O TEXTO LEXICOGRÁFICO: UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA DE INSERÇÃO DO TOPÔNIMO EM DICIONÁRIOS ESCOLARES
Resumo
Este artigo objetiva discutir o não-acolhimento dos topônimos no texto lexicográfico de dicionários escolares monolíngues impressos em Português, à luz das teorias interdisciplinares da Linguística: a Toponímia e a Metalexicografia, propondo sua inserção com a justificativa de que estas unidades lexicais não são registros raros de uso da língua, tanto em sua modalidade oral como escrita, mas pelo contrário, são vocábulos comuns e frequentes, e mais, não são usadas apenas com a função identificadora como elementos de referencialização espacial, mas sobretudo como elemento pragmático e discursivo de organização social e espacial. Sendo assim, são veículos de cultura, marcam influências, usos e costumes, atitudes, tradições e falares, atuando na construção de sentidos, ressaltando a relação simbólica de caráter línguo-cultural na ação de nomear lugares. Logo, os topônimos deveriam ser alçados à categoria de palavra-entrada de verbetes nestas obras lexicográficas pedagógicas.
Palavras-chave
Metalexicografia. Topônimo. Dicionário escolar.