ANÁLISE DO MARCADOR DISCURSIVO “MAS” EM CRÍTICAS DE CINEMA DO FILME AVATAR
Resumo
Em gêneros mais argumentativos como as críticas de cinema, por exemplo, observamos o emprego de determinadas unidades de segmentação que conduzem o processo de interpretação do texto e direcionam o discurso: os marcadores discursivos. Tais elementos linguísticos constituem-se de propriedades morfossintáticas, semânticas e pragmáticas. Por esse motivo, as funções atribuídas ao “mas” devem ser analisadas considerando-se o contexto no qual o marcador é empregado. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo geral investigar as características semântico-pragmáticas do “mas” a partir de seu uso em críticas de cinema do filme Avatar publicadas, respectivamente, na revista Veja, no jornal Folha de São Paulo e na página do Cineclick disponível na web. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa bibliográfica para composição do referencial teórico sustentador da investigação; seleção de críticas em revistas de cinema virtuais; análise do corpus. O arcabouço teórico consiste principalmente nas concepções de Portolés (2001), Alomba Ribeiro (2004) e Antunes (2007). Acreditamos que será possível contribuir com as reflexões existentes em Língua Portuguesa a respeito do uso do “mas” no domínio da escrita, mostrando que este elemento linguístico apresenta funções não contempladas pela gramática tradicional, fundamentais para a composição de determinados textos argumentativos.
Palavras-chave
Marcadores discursivos; Crítica de cinema; Mas.