DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ATITUDES EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA DOCENTE POSSÍVEL

Elaine Falsetti da Silva

Resumo


Esta pesquisa trata do desenvolvimento de valores e atitudes em sala de aula. Consideramos que há virtudes necessárias à formação moral de qualquer cidadão, como respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade, disciplina, compaixão, responsabilidade, amizade, entre outras, porém pouco trabalhadas por docentes em suas práticas pedagógicas. O objetivo geral deste trabalho foi propor uma reflexão sobre a prática docente que inclui valores e atitudes como conteúdos a serem trabalhados no âmbito escolar, e o objetivo específico foi propor uma sequência didática com a temática Ética – Respeito Mútuo, a partir do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais, doravante PCN. A pesquisa baseou-se nas propostas dos PCN (Temas Transversais e Ética) e em teorias de Vygotsky relacionadas ao desenvolvimento social, cognitivo e afetivo do indivíduo. Como metodologia, elaboramos uma sequência didática sobre Ética – Respeito Mútuo para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, valorizando o papel da linguagem e da brincadeira, numa perspectiva vygotskiana. Trata-se de uma contribuição para que, cada vez mais, os docentes incorporem o trabalho com valores e atitudes em suas práticas, entendendo-o como um modo de resgatar a função moral da escola, o educar para a vida, sem se limitar a ensinar apenas os conteúdos das disciplinas.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page