“Magis movent exempla quam verba” – As pecadoras, os cavaleiros e uma retórica de condenação do feminino em A Demanda do Santo Graal
Resumo
A articulação de gêneros sempre constituiu um fautor cardeal para as relações sociais e ordenação de grupos em distintos períodos do itinerário humano, desde os primórdios até os tempos hodiernos. No período Medieval não é diferente, a maneira como o feminino passa a ser encarado, especialmente a partir do Centro-Medievo, reflete a demarcação de uma sociedade essencialmente masculina, patriarcal e androcrática. Aqui, objetivamos demonstrar como os exempla, poderosas armas do discurso retórico clerical, tratam do feminino, especialmente do modelo da peccatrix, a mulher tentadora. Ao contrário do que se poderia imaginar, este recurso retórico é parte jacente não só do sermonário da Idade Média, mas também figuram em “obras de ficção” como A Demanda do Santo Graal: discurso secular e clerical se misturam e a singular relação texto-contexto da literatura indica tal encontro. A influência do desenvolvimento de uma literatura hagiográfica no Centro-Medievo também exerce preponderante papel nesse contexto, podendo ser entrevista nos conceitos da ideologia clerical, refletidos n’ A Demanda do Santo Graal. Pretende-se, neste estudo, trilhar as vias de uma abordagem histórico-literária dos ilustrativo episódio Tentação de Galaaz. Dois elementos do cosmo social medieval serão analisados: os cavaleiros e as mulheres, em sua complexa relação com o estamento clerical.