AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Karen Alves de Andrade, Letícia Jovelina Storto

Resumo


O livro didático ocupa um papel central no ensino de língua materna no Brasil. Dessa forma, é necessário que esse material esteja de acordo com as demandas curriculares do ensino de língua portuguesa e acompanhe as inovações consequentes de produções acadêmicas nas áreas de educação e linguística. O Programa Nacional do Livro Didático é um dos eficientes recursos que procura garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas ele nem sempre garante que todo o conteúdo dos livros esteja de acordo com as concepções de linguagem predominantes na atualidade. Este artigo visa, dessa forma, analisar três atividades do livro Trajetórias da Palavra – 6º ano, aprovado pelo PNLD, para verificar a consonância entre as atividades selecionadas e os paradigmas linguísticos atuais.

Palavras-chave


Palavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat