DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO

Andrea Quilian de Vargas, Rosani Ketzer Umbach

Resumo


A produção artística do escritor e dramaturgo siciliano Luigi Pirandello é vasta e diversificada, constituindo-se de poesias, novelas, romances, peças de teatro e ensaios críticos. Descendente do Verismo italiano, Pirandello criou textos em que personagens, estratégias narrativas e temas se complementam, reaparecem em estruturas textuais distintas e adquirem, desta forma, novas significações. Essa circularidade temática e estrutural é percebida, sobretudo, na ocorrência do doppio, presente em boa parte da produção do escritor: duplos sentidos, duplas personalidades, duplas identidades, múltiplas perspectivas e posturas contraditórias são observáveis nos romances de Pirandello. Todos esses elementos reunidos têm uma base comum: a teoria do umorismo, ensaio crítico que norteou sua obra. Com este texto pretendemos analisar de que forma a teoria do umorismo está presente em L’Esclusa, o primeiro romance de Pirandello que deveria ser, por questões contextuais, o mais verista.

Palavras-chave


Pirandello. L’Esclusa. Umorismo

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