Representações de professores temporários de língua inglesa: um não lugar ou exclusão?

Silvelena Cosmo Dias, Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento

Resumo


Este artigo busca interpretar os dizeres dos professores temporários de língua inglesa do ensino Fundamental sobre o processo de implementação da nova Proposta Curricular LEM – Inglês pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa situa-se sob o crivo da Análise do Discurso de corrente francesa amparada na teoria da representação de Pêcheux (1988, 2002), no conceito de Identidade de Coracini (2003, 2007) e, para as questões de saber e poder, recorremos aos pressupostos do filósofo Foucault (1999). Para a constituição do corpus foram aplicados questionário e entrevistas com professores temporários em duas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Observamos que o sujeito/professor de LI se constitui em múltiplas vozes híbridas, sua identidade é fragilizada, multifacetada e heterogênea.


Palavras-chave


Professor. Identidade. Representações.

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