LITERATURA DECADENTISTA E ILUSTRAÇÃO: Do monstro em claro-escuro pesadelo ao Russo multicor

Eloísa Porto Corrêa Allevato Braem

Resumo


Portugal Pequenino, obra de Maria Angelina e Raul Brandão, divide opiniões quanto à sua possível classificação como obra para crianças. Isso porque, por um lado, vale-se de elementos da natureza personificados, bruxas, metamorfoses e outras imagens recorrentes nas narrativas maravilhosas. Por outro lado, aborda temáticas consideradas por alguns como inadequadas ao público infantil, tais como a decadência de Portugal no século XX, exploração do trabalhador, violência contra idosos, descuido com o meio ambiente, delinquência e desamparo à infância. Além disso, Portugal Pequenino estabelece diálogos intertextuais com obras para adultos, como Os Lusíadas, e com histórias da literatura infantil, entre elas o Pequeno Polegar, de Perrault. Ao dedicarem sua obra “aos filhos dos outros” (BRANDÃO, 1985, p. 17), os autores parecem eleger um público-alvo para seu texto, mesmo sem descartar outros leitores. Neste artigo, estabelecemos algumas relações entre Portugal Pequenino e a restante obra brandoniana, depois entre essa obra literária e duas ilustrações da personagem Russo, produzidas por Mário Dias (1970) e Antônio Pimentel (1985). Para isso, recorremos à fortuna crítica da obra de Raul Brandão e a estudos sobre artes visuais e suas relações com a literatura, como os de Maria Nikolajeva e Carole Scott (2011).

Palavras-chave


Portugal Pequenino, Literatura de Raul Brandão, Ilustração

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat