REPRESENTAÇÕES DO CORPO NA CULTURA POP: IN UTERO, TRANSFORMAÇÃO, RUÍDO E MATERIALIDADE

João Luiz Teixeira de Brito, Décio Torres Cruz

Resumo


O presente artigo busca discutir a representação do corpo na obra In Utero (1993), da banda de rock norte-americana Nirvana. Iniciarei fazendo um pequeno recorte historiográfico de algumas questões relacionadas à tradição da representação do corpo, para depois liga-las às propostas representacionais da cultura pop, especialmente aquelas que podem ser conjugadas à produção do Nirvana em In Utero. Como o nome do álbum sugere, além das questões mais prementes na cultura pop da segunda metade do século XX, bastante ligadas a discussões que contrapõe homem e máquina, a obra do Nirvana tem como vértice discursivo, também, questões de representação ligadas ao corpo feminino numa projetada simbiose que o liga ao corpo do eu-lírico. Outras questões como materialidade e transformatividade também serão trabalhadas através da proposição de uma obra ruidosa, suplementar e transformativa

Palavras-chave


Nirvana; corpo; ruído

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