A (RE)CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOCENTES EM TEXTOS MIDIÁTICOS SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR

Marcia Cristina Neves Voges, Maria Alzira Leite

Resumo


Objetiva-se neste artigo analisar o movimento de (re)construção docente nas representações sobre o professor e o seu trabalho em espaço midiático. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999) e nos procedimentos de análise do agir humano representado em textos. A análise dos comentários será pautada em aspectos sócio-subjetivos do terceiro nível da arquitetura textual: os mecanismos enunciativos (BRONCKART, 1999). Esses mecanismos se apresentam como marcas discursivas e auxiliam o esclarecimento de posicionamentos enunciativos do professor na sua atividade. Revelam diversas avaliações (re)construídas pelos sujeitos em seu dizer, a partir de elementos do conteúdo temático que se apresenta em forma de comentários sobre o Dia do Professor. Ao descrever os enunciados e suas funções enunciativas, buscamos revelar o que aparece nas formações discursivas e o que implica para que ocorra a (re)configuração das representações que esses professores cristalizam sobre si e sobre o trabalho docente. Essas representações emergem da atividade linguageira do professor, de suas experiências e dos desafios no trabalho. Percebe-se que o professor é voz dele mesmo ao se constituir autor no ambiente midiático, ele não fala sozinho, ao se manifestar representa as vozes que ecoam e se perpassam em espaços onde representa e é representado.

Palavras-chave


Trabalho docente. Interacionismo Sociodiscursivo. Espaço midiático.

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