FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
Resumo
Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma universidade do Vale do Itajaí (SC). O projeto possui como disciplina-eixo a língua inglesa para nortear ações interdisciplinares. Este artigo baseia-se na perspectiva dos letramentos acadêmicos; bem como na perspectiva dos saberes pedagógicos, que discorrem sobre o desenvolvimento de identidades em atividades entre escola e universidade. A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas com dois licenciandos participantes do subprojeto desde o seu início. Os resultados favorecem a compreensão acerca dos fatores envolvidos na formação e constituição docente por meio de práticas de letramentos desenvolvidas no subprojeto em parceria com o curso de licenciatura. Também se sugere que as produções escritas e orais dos licenciandos permitam um maior engajamento na função docente. Conclui-se que as atividades engajando Pibid, curso de licenciatura e movimentos desses licenciandos na escola, auxiliam no desenvolvimento de futuros profissionais mais conscientes, reflexivos e pesquisadores de sua prática sobre os processos de ensinar e de aprender.
Palavras-chave
Pibid; Constituição docente; Língua Inglesa.