ESCRITA COLABORATIVA EM ESPAÇOS DIGITAIS

Ana Teresinha Elicker, Viviane Cristina de Mattos Battistello, Rosemari Lorenz Martins

Resumo


O presente artigo visa apresentar uma proposta pedagógica que envolve a produção de textos digitais multimodais de forma colaborativa com alunos do nono ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal.. Para compreender hipertextos e textos hipermidiáticos e para se comunicar nos contextos em que esses textos são veiculados, é imprescindível que a escola inclua no processo ensino-aprendizagem textos nesse formato, reconfigurando a realidade social. O projeto de pesquisa-ação iniciou a partir de uma conversa com os alunos, na qual se percebeu seu interesse pela escrita em redes sociais. Então a professora trouxe para discussão ferramentas e textos digitais, utilizando assuntos fora do alcance de muitos alunos, já que a maioria utiliza apenas celulares. Dessa forma, o grupo passou a utilizar as ferramentas do Google Drive, criando textos de forma colaborativa, sendo coautores do projeto e autores de seu próprio processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Multimodal. Processo Ensino-Aprendizagem. Escrita Colaborativa.

Palavras-chave


Multimodal;Processo Ensino-Aprendizagem; Escrita Colaborativa;

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat