ESCRITA COLABORATIVA EM ESPAÇOS DIGITAIS
Resumo
O presente artigo visa apresentar uma proposta pedagógica que envolve a produção de textos digitais multimodais de forma colaborativa com alunos do nono ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal.. Para compreender hipertextos e textos hipermidiáticos e para se comunicar nos contextos em que esses textos são veiculados, é imprescindível que a escola inclua no processo ensino-aprendizagem textos nesse formato, reconfigurando a realidade social. O projeto de pesquisa-ação iniciou a partir de uma conversa com os alunos, na qual se percebeu seu interesse pela escrita em redes sociais. Então a professora trouxe para discussão ferramentas e textos digitais, utilizando assuntos fora do alcance de muitos alunos, já que a maioria utiliza apenas celulares. Dessa forma, o grupo passou a utilizar as ferramentas do Google Drive, criando textos de forma colaborativa, sendo coautores do projeto e autores de seu próprio processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Multimodal. Processo Ensino-Aprendizagem. Escrita Colaborativa.
Palavras-chave: Multimodal. Processo Ensino-Aprendizagem. Escrita Colaborativa.
Palavras-chave
Multimodal;Processo Ensino-Aprendizagem; Escrita Colaborativa;
Texto completo:
PDF