PRODUÇÃO TEXTUAL NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO INCLUSIVO

Viviane Cristina de Mattos Battistello, Ana Teresinha Elicker, Rosemari Lorenz Martins

Resumo


Este estudo discorre sobre a experiência de um projeto de pesquisa-ação realizado em uma turma do terceiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se, este trabalho, por ser de cunho social e cultural, que visa desenvolver atividades de produção textual para alfabetizar letrando dentro de uma perspectiva de um currículo inclusivo. Embora existam programas governamentais que regulamentam o processo de alfabetização, o contexto escolar mostra uma realidade que reflete índices precários da alfabetização no Brasil. Isso se deve possivelmente à formação de professores, à infraestrutura das escolas e aos “não-métodos”. Alfabetizar sem letrar, conforme SOARES (2004), está desconectado das demandas de práticas sociais que o cotidiano exige. Nesse contexto, adaptou-se o conto “O Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque”, na perspectiva de um currículo aberto, utilizando propostas curriculares diversificadas direcionadas ao entendimento de todos os alunos. O objetivo foi eliminar qualquer obstáculo que pudesse limitar a aprendizagem e a participação de todos os alunos no processo educativo.

Palavras-chave


Produção Textual; Processo de Alfabetização e Letramento; Currículo Inclusivo.

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