EVIDÊNCIAS DA INTERCULTURALIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leilane Morais Oliveira

Resumo


É consenso, na atualidade, que a globalização estreitou a distância entre os homens, os povos e, portanto, entre as diversas línguas e culturas. Como advento do capitalismo, a globalização trouxe à tona novas demandas e agendas sociais, entre as quais está a questão intercultural. Sendo assim, também os professores de línguas precisam se adaptar a esse novo contexto interacional, sendo capazes de formar alunos que possam estabelecer contatos linguísticos e sociais eficazes nos mais variados contextos. No entanto, avultam-se as dúvidas em relação a como os futuros professores estão sendo formados no que tange à interculturalidade e o objetivo desse artigo é justamente o de analisar como isso se dá nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Realizou-se, então, uma análise de conteúdo sobre as grades curriculares e ementas das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Letras – com habilitação em Língua Portuguesa – dessas universidades, a fim de verificar se a temática intercultural tem sido discutida durante o processo de formação. Os dados demonstram que, por vezes, a cultura aparece como sinônimo de literatura e que a interculturalidade ainda é pouco enfocada no que tange ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa.

Palavras-chave


ensino de língua portuguesa; português como língua estrangeira; interculturalidade.

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