EVIDÊNCIAS DA INTERCULTURALIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leilane Morais Oliveira

Resumo


É consenso, na atualidade, que a globalização estreitou a distância entre os homens, os povos e, portanto, entre as diversas línguas e culturas. Como advento do capitalismo, a globalização trouxe à tona novas demandas e agendas sociais, entre as quais está a questão intercultural. Sendo assim, também os professores de línguas precisam se adaptar a esse novo contexto interacional, sendo capazes de formar alunos que possam estabelecer contatos linguísticos e sociais eficazes nos mais variados contextos. No entanto, avultam-se as dúvidas em relação a como os futuros professores estão sendo formados no que tange à interculturalidade e o objetivo desse artigo é justamente o de analisar como isso se dá nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Realizou-se, então, uma análise de conteúdo sobre as grades curriculares e ementas das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Letras – com habilitação em Língua Portuguesa – dessas universidades, a fim de verificar se a temática intercultural tem sido discutida durante o processo de formação. Os dados demonstram que, por vezes, a cultura aparece como sinônimo de literatura e que a interculturalidade ainda é pouco enfocada no que tange ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa.

Palavras-chave


ensino de língua portuguesa; português como língua estrangeira; interculturalidade.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat