A IMAGEM LITERÁRIA REPRESENTÁVEL E TOLERÁVEL NO DISCURSO DA VISIBILIDADE POLÍTICA DE ANTENOR LAVAL EM DOIS IRMÃOS

Cristiane de Mesquita Alves, Leandro Rodrigues Lage, José Mariano Klautau de Araújo Filho, Jorge Eiró

Resumo


As imagens formam uma nova escrita que modifica os métodos de representação. Elas surgem como uma nova relação entre imagem e linguagem, capaz de modificar o legível e engendrar o visível. (QUÉAU, 1997). Diante disso, articula-se o objetivo deste trabalho: compreender o novo processo de representação nos discursos de Antenor Laval de Dois Irmãos (2000) de Milton Hatoum, no que se refere a seus pontos de vista sobre a Ditadura Militar no Brasil, tanto na representação da linguagem literária no romance, quanto na sua representação da imagem fílmica, adaptada para a minissérie global (2017), roteirizada por Maria Camargo. Para a realização dessa análise, partiu-se do método de Literatura Comparada (PICHOIS & ROUSSEAU, 2011), correlacionando tal prática aos aportes teóricos de Literatura e Sociedade (CANDIDO, 2014), imagem e representação nos textos de Rancière (2012), discurso da (in) visibilidade política em Laval a partir de Didi- Huberman (2012), bem como outros autores para sustentar a proposta de que Laval é a personagem que apresenta sua visibilidade política na realidade ficcional do romance, assim como ganha novos métodos e representações, no labirinto das possibilidades interpretativas (LEÃO, 2002) por meio das imagens fílmicas que corroboram para comprovar a ideia levantada no título dessa pesquisa.

Palavras-chave


Imagem Fílmica. Literatura. Representação.

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