ESTANTES LÍQUIDAS: O INFLUENCIADOR DIGITAL COMO AGENTE DE LEITURA NA CIVILIZAÇÃO DO CONSUMO, DO ESPETÁCULO E DO ENTRETENIMENTO
Resumo
Os diálogos estabelecidos entre jovens produtores de conteúdo digital e seus seguidores são mediados não apenas pelo meio virtual, mas também por livros impressos. Desta maneira, faz-se necessário buscar melhores percepções em relação às transfigurações experienciadas pela Literatura Brasileira Contemporânea e ao caminho que este fato tem levado jovens a percorrer. Diante do dinâmico movimento relativo ao investimento literário na materialidade do conteúdo digital da autoria de jovens blogueiros e youtubers, objetivamos suscitar reflexões acerca da Literatura Brasileira Contemporânea manufaturada na civilização do consumo, do espetáculo e do entretenimento. Para tanto, realizamos mapeamento e recorremos a constructos teóricos substanciais à análise de seu contexto de inserção. As peculiaridades que caracterizam as obras literárias assinadas por influenciadores digitais, tais como a abordagem de temáticas convenientes ao público jovem, o compartilhamento de sentimentos universais, ademais, o estabelecimento de relação de alteridade entre autores e leitores, configuram-se como base para o entendimento quanto ao alcance destes produtos literários e de seus respectivos conteúdos, assim como as possíveis mutações experimentadas pela Literatura da contemporaneidade.
Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea. Agentes de Leitura. Influenciadores Digitais.
Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea. Agentes de Leitura. Influenciadores Digitais.
Palavras-chave
Literatura Brasileira Contemporânea; Agentes de Leitura; Influenciadores Digitais.