A INCLUSÃO EM ESPAÇOS DIGITAIS POR MEIO DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Ana Teresinha Elicker, Viviane Cristina de Mattos Battistello, Rosemari Lorenz Martins, Debora Nice Ferrari Barbosa

Resumo


Este estudo apresenta o resultado de uma prática pedagógica interdisciplinar de produção de textos em espaço digital, de forma inclusiva, utilizando dispositivos móveis, com vistas a inserir alunos de uma escola pública na cultural digital de forma cooperativa. Para o desenvolvimento dessa prática, questionou-se como usar gêneros digitais para oportunizar o aprendizado, no contexto digital, ampliando o letramento e a comunicação de alunos de uma escola pública de forma a incluí-los na cultura digital. Para responder o questionamento, investigou-se a compreensão da leitura e da escrita de alunos de uma escola pública a partir de gêneros digitais multimodais usando dispositivos digitais móveis. Os resultados demonstraram que a compreensão da leitura e a escrita dos gêneros digitais ocorreu com participação efetiva dos sujeitos envolvidos no processo de (multi)letramento.

Palavras-chave


Cooperação. Equidade. Letramento Multimodal.

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