“MENINA DOS OLHOS VERDES” (1595): UMA LEITURA EM TRÊS ETAPAS
Resumo
RESUMO: Como é possível textos poéticos de outros tempos significar algo para o leitor contemporâneo? Para responder a essa questão, apoiamo-nos na proposta de leitura do texto poético, apresentada por Hans Robert Jauss (2002). Temos, assim, uma primeira leitura de interpretação estética, uma segunda de leitura de interpretação retrospectiva e uma terceira leitura histórica. A partir dessas três etapas de interpretação, apresentaremos uma possível leitura do texto poético Menina dos olhos verdes, do autor lusitano, Luís Vaz de Camões, que viveu e compôs no século XVI. Nesse processo, consideramos a presença de um leitor contemporâneo, a fim de investigar a questão levantada. Concluímos, por fim, que é possível um texto literário, pertencente a um contexto de produção distante do momento de leitura, significar algo ao leitor, na medida em que, nesse processo, os horizontes de expectativas forem constantemente renovados, direcionando a leitura para novas possibilidades de interpretação.
Palavras-chave
Leitura. Interpretação. Camões.