IRONIA E SUBJETIVIDADE: A RESISTÊNCIA FEMININA NA NOVELA “UNE JOURNNÉ DANS LA VIE DE AUGUSTINE AMAYA”, DE EMMANUEL B. DONGALA

Gisele PImentel Martins, Maria Suzana Moreira do Carmo

Resumo


Esse estudo visa a explicitar como a ironia mostra-se como estratégia artística capaz de provocar o esvaziamento de discursos absolutos e de instaurar a desconfiança frente às verdades estabelecidas. O percurso teórico considera a ironia socrática, a partir da leitura de Kierkegaard (2017), como recurso artístico capaz de sublinhar o subjetivo, o relativo diante de um mundo objetivo e generalizante. Assim, o aspecto da ironia socrática do recorte proposto considera a existência de uma mensagem explícita e parcial capaz de revelar outra, implícita e formadora da totalidade da mensagem. Esse viés da estratégia irônica é visível, como exercício literário, da novela “Une journée dans la vie d’Augustine Amaya” [Um dia na vida de Augustine Amaya] do volume Jazz et vin de palme (1982) do escritor congolês Emmanuel Dongala e sugere os caminhos trilhados pela personagem que consegue resistir a um sistema burocrático opressor e uniformizador a partir de sua condição relativa e dissonante.

Palavras-chave


ironia; resistência ; literaturas africanas

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