AS ARTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA – UMA RELAÇÃO DE RELEVÂNCIA ENTRE O MULTILETRAMENTO E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Alessandra Leles Rocha

Resumo


Para compreender as linguagens é necessário conhecer e explorar sua diversidade (artística, corporal e linguística), constituindo seu reconhecimento e valorização enquanto “formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais” (MEC, 2018, p.65). Diante disso, esse artigo propõe tecer considerações sobre o uso de expressões artísticas - literatura, cinema, cartoon etc., no contexto do ensino de língua inglesa (LI), ultrapassando a tradicional visão ilustrativa desses elementos nos livros didáticos e propiciando o desenvolvimento da compreensão das linguagens verbais e não verbais no campo do ensino de idiomas. O objeto dessa análise foi a coleção “Students for Peace”, organizada por Eduardo Amos e publicada pela Editora Moderna (selo Richmond), em 2015, onde se verificou a presença de expressões artísticas apresentadas na forma de atividade e/ou de sugestão para extensão/aprofundamento do conteúdo em cada um dos 4 volumes.

Palavras-chave


Livros didáticos. Língua Inglesa. Semiótica.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat