O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Resumo
O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do perfil do professor de Português diante das mudanças no ensino da Língua Materna. Nesse sentido, procura-se a partir dos aportes teóricos selecionados discutir aspectos relacionados à prática dos professores e ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, de forma a subsidiar as atitudes pertinentes e transformadoras no contexto de ensino no qual o professor está inserido. A metodologia adotada foi delineada por meio de um estudo bibliográfico, associado às entrevistas semiestruturadas com docentes da disciplina de Língua Portuguesa para relacionar teoria e prática. A pesquisa mostrou a necessidade de linhas de ações que contribuam na construção de um ensino renovador caracterizado por uma nova realidade social, com práticas de ensino e aprendizagem advindas de uma nova postura do professor, haja vista a dinamicidade das mudanças da utilização da Língua Materna em seus variados contextos sociais.
Palavras-chave
Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor.