CONTEXTO, LÓGICA E INFERÊNCIA: ANALISANDO A GERAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS

Lucilene Bender de Sousa

Resumo


O diálogo e a leitura são os contextos primordiais nos quais ocorre a aquisição da linguagem; a inferência, por sua vez, é um dos principais processos por meio do qual essa aquisição ocorre. Para ilustrar de que forma esse processo ocorre, buscamos abordar o tema traçando interfaces entre a lógica informal, a semântica/pragmática e a sociocognição. Analisamos, qualitativamente, o uso das informações contextuais e da lógica no processo de inferência lexical em diálogos com crianças de oito anos de idade a partir de frases retiradas de livros infantis durante a realização de uma tarefa de vocabulário (SOUSA, 2011a). Nos diálogos, pudemos observar como as crianças usam a lógica em seu processo de inferência e aquisição de vocabulário através da leitura. Por fim, destacamos que a abordagem interdisciplinar provou-se uma forma eficiente de investigação da inferência na aquisição da linguagem.

Palavras-chave


inferência lexical; lógica; aquisição da linguagem

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat