CONTEXTO, LÓGICA E INFERÊNCIA: ANALISANDO A GERAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS
Resumo
O diálogo e a leitura são os contextos primordiais nos quais ocorre a aquisição da linguagem; a inferência, por sua vez, é um dos principais processos por meio do qual essa aquisição ocorre. Para ilustrar de que forma esse processo ocorre, buscamos abordar o tema traçando interfaces entre a lógica informal, a semântica/pragmática e a sociocognição. Analisamos, qualitativamente, o uso das informações contextuais e da lógica no processo de inferência lexical em diálogos com crianças de oito anos de idade a partir de frases retiradas de livros infantis durante a realização de uma tarefa de vocabulário (SOUSA, 2011a). Nos diálogos, pudemos observar como as crianças usam a lógica em seu processo de inferência e aquisição de vocabulário através da leitura. Por fim, destacamos que a abordagem interdisciplinar provou-se uma forma eficiente de investigação da inferência na aquisição da linguagem.
Palavras-chave
inferência lexical; lógica; aquisição da linguagem