REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Antonio Ferreira da Silva Júnior

Resumo


Na trajetória da educação profissional no Brasil, ainda não foi possível precisar a data exata da inserção do ensino de espanhol nas instituições de ensino técnico e tecnológico. Somente apontar alguns momentos históricos que implicaram sua presença dessa língua nessas instituições. Diante dessa lacuna, este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre episódios envolvendo a história da língua espanhola no contexto dos Institutos Federais e Centros Federais mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica como forma de compilar essa memória. Partimos de alguns dados históricos que demonstram sua presença e concepções de trabalho para chegar aos desafios do docente de espanhol nessas instituições diante da aprovação da Lei nº 13.415/2017 (SILVA JÚNIOR, 2008, 2010, 2017). Por último, apresentamos alguns avanços da pesquisa acadêmica da área de espanhol nessa modalidade de ensino (BEDIN, 2017; BENEDINI, 2019; CALDAS, 2019; GIL, 2017; RODRIGUES, 2019) vislumbrando como esses estudos podem denotar novos rumos para a educação profissional. Como encaminhamentos, constatamos que a produção científica e o diálogo entre pesquisadores atuantes nesse contexto podem fomentar ações de políticas linguísticas que permitam pensar um novo lugar para o ensino de espanhol na educação profissional e tecnológica.

Palavras-chave


ensino de espanhol; instituições de ensino profissional e tecnológico; produção científica.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat