REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Antonio Ferreira da Silva Júnior

Resumo


Na trajetória da educação profissional no Brasil, ainda não foi possível precisar a data exata da inserção do ensino de espanhol nas instituições de ensino técnico e tecnológico. Somente apontar alguns momentos históricos que implicaram sua presença dessa língua nessas instituições. Diante dessa lacuna, este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre episódios envolvendo a história da língua espanhola no contexto dos Institutos Federais e Centros Federais mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica como forma de compilar essa memória. Partimos de alguns dados históricos que demonstram sua presença e concepções de trabalho para chegar aos desafios do docente de espanhol nessas instituições diante da aprovação da Lei nº 13.415/2017 (SILVA JÚNIOR, 2008, 2010, 2017). Por último, apresentamos alguns avanços da pesquisa acadêmica da área de espanhol nessa modalidade de ensino (BEDIN, 2017; BENEDINI, 2019; CALDAS, 2019; GIL, 2017; RODRIGUES, 2019) vislumbrando como esses estudos podem denotar novos rumos para a educação profissional. Como encaminhamentos, constatamos que a produção científica e o diálogo entre pesquisadores atuantes nesse contexto podem fomentar ações de políticas linguísticas que permitam pensar um novo lugar para o ensino de espanhol na educação profissional e tecnológica.

Palavras-chave


ensino de espanhol; instituições de ensino profissional e tecnológico; produção científica.

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