CONTRIBUIÇÕES DO DIALOGISMO PARA PRÁTICAS LEITORAS: ESTUDOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivocentral analisar as contribuições do dialogismo (BAKHTIN, 2006 [1979]) parapotencializar a formação de leitores responsivo-ativos via Alteridade. Aoapresentar, inicialmente, reflexões e reenunciações advindas das teorias doLetramento, buscamos subsídios teórico-metodológicos em Bezerra (2007); Kleiman(1995, 2001, 2007); Oliveira et al.; (2014); Pimenta e Lima (2011)[1].Assim, para acentuar os dizeres destes cientistas da linguagem sobre práticasleitoras, recorremos aos postulados de Bakhtin (2006 [1979]), Volóchinov 2017[1929]) e Medviédev (2016 [1928]), membros do Círculo de Bakhtin, os quais têmenriquecido os olhares de estudiosos quanto à potencialidade viva da palavra edo discurso.
Palavras-chave
Dialogismo. Práticas leitoras.Estudos linguístico-discursivos.
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