PERSPECTIVAS DE INTERCÂMBIO VIRTUAL NO USO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA
Resumo
A telecolaboração (BELZ, 2003) desponta em cenário pedagógico como forma de atender necessidades geográficas, linguísticas, culturais permitindo o acesso às línguas e culturas. A partir do teletandem (TELLES, 2006), um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas com recursos de escrita, voz e imagem da tecnologia VOIP, propomos o presente estudo pautado na colaboração on-line em inglês como língua franca. Com base no suporte teórico da telecolaboração, do teletandem e do inglês como língua franca, objetivamos descrever sessões de colaboração entre parcerias internacionais. Sob uma metodologia qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionários, relatos e notas de campo das sessões. Considerando-se esta forma de intercâmbio virtual, esperamos apresentar contribuições para o processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras.
Palavras-chave
Telecolaboração; Língua Franca; Ensino/aprendizagem.