A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a organização da mensagem em descrições escritas por graduando surdos, aprendizes de Língua Portuguesa como L2, com o suporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico Funcional de Halliday (1994) & Halliday & Matthissen (2004, 2014). As descrições foram produzidas na disciplina Língua Portuguesa Escrita I, a partir de uma notícia de jornal impressa e de uma televisionada com a mesma temática. As descrições foram coletadas e analisadas manualmente de forma qualitativa, permitindo agrupá-las em três categorias distintas, de acordo com a metafunção textual da linguagem. A análise revelou que, embora tenham o mesmo grau de instrução, ou seja, sejam alunos iniciantes da graduação, a forma como organizam seus textos diferem bastante, propondo uma reflexão sobre as práticas de escrita na disciplina e na possibilidade de agrupar esses aprendizes de acordo com suas habilidades de leitura e escrita.
Palavras-chave
Translinguagem; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Linguística Sistêmico-Funcional.