A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Giovane Brito

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a organização da mensagem em descrições escritas por graduando surdos, aprendizes de Língua Portuguesa como L2, com o suporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico Funcional de Halliday (1994) & Halliday & Matthissen (2004, 2014). As descrições foram produzidas na disciplina Língua Portuguesa Escrita I, a partir de uma notícia de jornal impressa e de uma televisionada com a mesma temática. As descrições foram coletadas e analisadas manualmente de forma qualitativa, permitindo agrupá-las em três categorias distintas, de acordo com a metafunção textual da linguagem. A análise revelou que, embora tenham o mesmo grau de instrução, ou seja, sejam alunos iniciantes da graduação, a forma como organizam seus textos diferem bastante, propondo uma reflexão sobre as práticas de escrita na disciplina e na possibilidade de agrupar esses aprendizes de acordo com suas habilidades de leitura e escrita.

Palavras-chave


Translinguagem; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Linguística Sistêmico-Funcional.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat